Processo de Mudança Sustentável

Quando os colaboradores de uma organização se fecham em “castas” de executivos, especialistas e operadores, fica muito difícil capitalizar o conhecimento organizacional. Nestes casos, até a aprendizagem pela tentativa e erro fica impedida pelas idiossincrasias de cada micro-cultura.
Em outras palavras, quanto menos se procura entender a realidade alheia, mais difícil se torna o compartilhamento de qualquer visão, menos produtivo é o trabalho em equipe, e menor será a motivação para aprender visando atingir qualquer nível de excelência.
Contudo, o mais grave é que esse comportamento classista impede os colaboradores de desenvolver percepção sobre os impactos das suas decisões além das paredes que os cercam e após o dia seguinte.
Pode-se reverter essa situação rompendo as tradições da arquitetura organizacional, através inovação de processos que, por irem muito além de simples reformulações, promovem uma quebra na acomodação das “castas”, pois profissionais, especialistas e executivos se unem no alinhamento com os processos inovados, que certamente visam maior satisfação dos clientes.
<< Home