04 outubro 2006

Disciplina para uma entidade viva

As organizações deveriam ser cuidadas como entidades vivas onde as decisões mantêm a energia numa espiral que se estende enquanto houver vida organizacional.


Pode-se dizer que o aprendizado será tão mais eficaz quanto mais atenção se der ao impacto ao longo do tempo e do espaço do que se faz "aqui e agora". Isto implica, por exemplo, em evitar soluções repentinas que façam "pipocar" problemas graves em outro momento ou em outro setor. Incluem-se nestes casos os erros de obter redução de custos pelo corte imediato de pessoal; e a dedicação exagerada a clientes mais rentáveis, em detrimento de cuidados com outros que jamais serão igualmente rentáveis.

É também o caso de vincular a distribuição e alocação de recursos ao sucesso dos resultados individuais obtidos, aumentando “a chance de sucesso para os bem sucedidos”. Estes casos representam arquétipos das decisões inconseqüentes mais comuns na maioria das organizações. A única forma de evitar erros como esses, é sempre abordar as situações inseridas num contexto amplo e com implicações mais abrangentes.

Dessa forma, no aprendizado eficaz, a organização tem que estar atenta aos impactos de cada plano, deliberação e ação em termos de tempo e espaço. Isto significa considerar que o “agora aqui” sempre modifica o “futuro acolá”, implicando em tomar cada decisão e realizar cada ação, pensando na organização como uma entidade viva que continuará prolongando o efeito da alteração de qualquer variável que for trabalhada num dado momento. Ou seja, a existência disciplinada da Organização Aprendiz só garante o sucesso do aprendizado se tivermos uma abordagem sistêmica para nossas reflexões, verbalizações e ações.



Free Hit Counter