04 outubro 2006

Aprendizado Organizacional

O verdadeiro aprendizado ocorre enquanto as decisões "agora aqui" vão se ajustando em função da avaliação dos possíveis impactos num "futuro acolá".

As organizações aprendem desenvolvendo continuamente seu potencial para criar e inovar através de pessoas que vão desempenhando suas tarefas cada vez com mais habilidade e competência.


Entretanto, para iniciar esse desenvolvimento contínuo, as organizações aprendizes precisam antes compreender que o desafio do aprendizado que aflige a maioria das organizações da atualidade, em última instância está nos indivíduos. Pois, assim como o rio em ‘Lenda das Areias’, de tanto fazer sempre a mesma coisa, algumas pessoas não acreditam na possibilidade de aprender a fazer algo novo, ou a mesma coisa de forma diferente da que estão acostumados.

No campo de forças da organização aprendiz, o que atua a favor ou contra o aprendizado? O maior empecilho parece ser um problema de crença, pois aquele que aprendeu a fazer uma certa coisa, e a faz muito bem ao longo de anos, não acredita que vai conseguir aprender a fazer algo novo ou fazer aquela coisa de forma diferente.


Esse tipo crença leva as pessoas a serem absorvidas pela “areia das transformações”. Elas se limitam a manter imutáveis suas tarefas, perdendo ao longo do tempo a curiosidade intelectual e, por falta de ‘flexibilidade paradigmática’, tendem a criticar de forma agressiva quaisquer tentativas de inovação de processo e até mesmo de aprimoramento de rotina.

Assim, pode-se dizer que a relutância em aprender o novo, além de comprometer o desenvolvimento pessoal, contribui para aumentar o problema da eficiência e eficácia organizacional.

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