04 outubro 2006

Agentes da Cultura

A melhoria contínua aplicada às fórmulas de sucesso consagradas lastreia as quebras de paradigma e as ousadas inovações.

Quando os fundadores desenvolvem uma visão de mundo e uma fórmula de sucesso para o ramo de negócio em que atuam, começam a se formar as três camadas culturais que se consolidam sobre uma base de experiências organizacionais. Os conceitos assim criados, vão sendo assimilados pelos novos membros que se juntam à organização ao longo do tempo.


Pode-se dizer que foi dessa forma que Amador Aguiar, José Mindlin, Thomas Watson, Henry Ford, Bill Packard e outros passaram suas visões de mundo e formaram a cultura que orienta sentimentos, pensamentos, palavras e atos dos colaboradores que fizeram o sucesso do Bradesco, Metal Leve, IBM, Ford, HP e outras organizações.

Entretanto, temos que considerar que ocupações muito especializadas, como engenheiros, químicos, dentistas, médicos e advogados, têm lentes muito especiais para ver as coisas. Estas lentes possibilitam agregar significados diferentes a certos aspectos específicos da visão de mundo que foi evoluindo a partir do instante da fundação da organização.


Isto também acontece com qualquer especialista ou operador de um mesmo ramo de negócios, ou setor industrial que tendem a ver o mundo de uma mesma perspectiva.


Free Hit Counter