04 outubro 2006

Cultura da Mudança

Existe um momento em que o sistema dá um salto para o novo e o diferente, procurando se reinventar sem compromisso com qualquer padrão estabelecido.

Programas mentais compartilhados orientam o foco dos interesses e indicam a maneira apropriada de agir, provocando reflexos nas realizações e caracterizando a cultura de uma organização. A cultura organizacional também pode ser vista como um sistema de relacionamento dos seus colaboradores com espaço, tempo, dinheiro, tecnologia, e a natureza.

Ressaltamos também que a cultura engloba valores, hábitos, crenças, preconceitos e paradigmas que o ser humano dissemina e compartilha no relacionamento com seus pares. Dentro desta linha conceitual, no âmbito das organizações o ser humano se torna um catalisador de cultura, disseminando e compartilhando realidades, valores e pressupostos, enquanto se relaciona com seus pares, seus colaboradores e os diversos parceiros de negócios da organização.

O poder e o efeito da influência cultural deste catalisador é função do papel de cada indivíduo como Agente da Cultura Organizacional.



Free Hit Counter