04 outubro 2006

Desafios da Mudança

No início o sistema investiga o seu mundo e inventa a si mesmo enquanto faz experiências para criar sua fórmula de sucesso.

Fica difícil imaginar as transformações que irão ocorrer na sociedade quando todos, realmente todos, puderem se comunicar através de meios digitais, podendo em qualquer lugar, a qualquer momento terem a possibilidade de acesso instantâneo a todos os tipos de informação.

Quando chegarmos nesse nível de desenvolvimento, inovar e empreender estarão ao alcance de todos aqueles que tenham disposição para criar algo de valor. Isto porque a inovação depende da rapidez com que acessamos conhecimento, e o empreendedorismo depende das possibilidades de acesso às informações que sinalizam as mudanças. Devemos considerar também que a inovação e o empreendedorismo aumentam a chance de tirar proveito do poder das quatro forças transformadoras do ambiente: aceleração das mudanças, complexidades crescentes, competitividade acirrada e inexorável evolução tecnológica.

Se por um lado podemos conseguir maior poder pela inovação e empreendedorismo, por outro lado o efeito combinado das forças transformadoras faz com que hoje as mudanças sejam mais desafiantes do que em outras épocas.

Mudança baseada em aprimoramentos pode não ser suficiente, pois enquanto aprimoramos rotinas, o concorrente pode estar inovando algum processo, visando permitir ligação direta com o cliente. As mudanças exigem uma atitude cada vez mais criativa e ousada, sem perder o equilíbrio entre a coragem e a prudência. É com esta atitude que poderemos fazer as mudanças necessárias para acompanhar as transformações que já ocorrem e as que estão por acontecer quando formos uma aldeia global e nos comunicarmos instantaneamente com todos e com tudo.

BlogBlogs.Com.Br


Free Hit Counter