04 outubro 2006

Introdução

Todo sistema cresce passando por fases e pontos de ruptura que se caracterizam pelas diferentes abordagens para a inovação e o empreendedorismo.

Quando após uma transformação nos sentimos mais fortes e confiantes para enfrentar o que der e vier, é porque aprendemos com a mudança. Esta aprendizagem será tão maior quanto mais conhecimento for sendo adquirido enquanto as transformações vão ocorrendo.

Como desenvolver a capacidade de aprender com a mudança? O que pode ser apreendido enquanto as mudanças ocorrem? Que informações devem ser coletadas durante o processo de mudança? Como obter conhecimento a partir destas informações?

Estas são questões que precisam ser respondidas para que se possa desenvolver métodos, técnicas e ferramentas para garantir uma aprendizagem continuada nos processos de transformação organizacional.

Independentemente da velocidade, abrangência ou radicalização da mudança, para que se aprenda enquanto ela ocorre há que, metaforicamente, preparar o terreno fértil para semear e colher sabedoria. A qualidade do que se colhe depende de método, espaço, adubo, sementes, disposição, envolvimento e sinergia.

A aceleração das mudanças, a complexidade crescente, a competitividade e a evolução tecnológica são as forças transformadoras do ambiente na atualidade. Estas forças nos obrigam a mudar atitudes sobre tudo e principalmente sobre estudos e projetos. Com relação aos estudos, precisamos mudar a atitude de “aprender uma coisa de uma vez por todas” para “aprender uma maneira de aprender mais rápido e mais profundamente”.

Com relação aos projetos, precisamos cada vez mais abandonar a idéia de “projeto definitivo” para o conceito de “projeto evolutivo”. Com atitudes assim, pode ser que haja um desapego mais fácil das fórmulas de sucesso consagradas, aprendidas, ou adotadas.

O que, certamente, facilitaria a aceitação das novas fórmulas que produzem soluções mais criativas, métodos mais eficazes e projetos mais flexíveis.Considerando que o estudo e os projetos são formas de promover mudanças, essas novas fórmulas implicam em promover mudanças muito mais desafiantes, pois são mudanças na forma de fazer as mudanças – metamudanças.

Mudanças na forma de fazer os projetos, mudanças na forma de aprender. Mudanças que não só mexem com a cultura em termos de valores, como também alteram os esquemas de compreensão da realidade. Estes novos esquemas nos levariam a buscar parcerias sinérgicas que corrijam atitudes, compensem fraquezas e amplifiquem intelecto.


Veja o caso "Rei por um ano" e as respectivas Recomendações.

BlogBlogs.Com.Br


Free Hit Counter